Aprendizagem de adultos
Segundo a teoria da Andragogia, formulada por Malcolm Knowles, o aprendizado adulto diverge significativamente dos processos de aprendizagem infantil e adolescente. Enquanto o ensino de crianças recai sobre a pedagogia, o de adultos é um assunto tratado pela andragogia.
O termo andragogia tem sua origem no idioma grego e significa “educar adultos”. Os adultos já possuem uma base de conhecimento e suas experiências de vida. Sua educação deve ser estruturada com foco na resolução de problemas, de maneira contextualizada e com aplicação prática.
Uma das principais características do aprendizado adulto é a autonomia. Adultos preferem estar no controle do que aprendem. Eles valorizam um processo que respeite suas escolhas e conecte novos conhecimentos às suas vivências, tornando o aprendizado mais relevante.
Adultos aprendem melhor quando conseguem associar o novo conhecimento com situações do dia a dia. Por isso, atividades que envolvem solução de problemas reais e estudo de casos tendem a ser muito eficazes.
A motivação também é um aspecto essencial do aprendizado adulto. Dessa forma, quando o conteúdo está diretamente ligado a esses objetivos, o interesse aumenta. A prática constante e a revisão são fundamentais, pois ajudam a consolidar o conhecimento.
O que é andragogia?
Desenvolvida pelo estadunidense Malcolm Knowles, em 1968, a andragogia é a ciência que voltada para o aprendizado de adultos. Ela é apenas uma das teorias que podem ajudar os adultos a aprenderem.
A andragogia é uma metodologia adequada para alunos motivados, para a aprendizagem formal e para a resolução de problemas específicos na aprendizagem adulta. Conforme Knowles, ela tem quatro princípios.
O adulto aprende melhor a partir de suas experiências e conhecimentos prévios. Ao planejar o aprendizado desse público, é importante recorrer a sua formação profissional ou experiências de vida. Assim, ele consegue articular o novo aprendizado com os antigos.
O adulto prefere abordagens pragmáticas, nas quais um conhecimento pode ser aplicado na resolução de problemas específicos. Por isso, é importante mostrar o “porquê” dos conteúdos abordados e em que situações eles podem ser aplicados.
O adulto se interessa em aprender coisas que tenham relevância imediata. Sendo assim, misturar teoria e prática o permite aplicar o novo conhecimento de forma imediata.
O adulto precisa ser envolvido no planejamento e na avaliação de sua aprendizagem. Dessa forma, é essencial envolver os alunos no planejamento, na execução e na avaliação do processo educativo.
O que é uma aprendizagem consciente?
A aprendizagem consciente é um modelo pensado por mim para a autonomia no aprendizado. O objetivo é adaptar-se a diferentes contextos de ensino e aprendizagem. O estudante é o centro do processo educativo, construindo não apenas seu conhecimento, mas controlando sua formação.
A aprendizagem consciente significa a autogestão do próprio aprendizado: aprender a aprender. Envolve as habilidades que a pessoa utiliza para alcançar suas metas e envolve três momentos: antecipação, execução e reflexão.
- Antecipação: Envolve a organização da rotina, o estabelecimento de horários e a elaboração de planejamento.
- Execução: É a operacionalização do planejamento, (re)elaborando o conteúdo aprendido e alinhando revisão e exercícios.
- Reflexão: É caracterizada pela manutenção de instrumentos de acompanhamento e controle dos estudos, além do automonitoramento pessoal, social e ambiental.
A capacidade de autogerir-se é importante porque envolve as habilidades que o estudante mobiliza para alcançar metas e objetivos, sendo fundamental para garantir uma aprendizagem eficaz e direcionada, o que torna o processo de estudo mais consciente e adaptável às necessidades individuais.